26 de março de 2012

Curso em Campinas e visita à Carpalago em Atibaia (COM FOTOS)

Passei um sábado inteiro em Campinas SP, ouvindo sobre lagos. Imagina minha alegria?? Foi um curso nacional sobre montagem e manutenção de lagos ornamentais, ministrado pelo Lescano Junior e pelo Eiti Yamasaki. E no sorteio ao final do curso ainda ganhei uma bomba d'água da Sera!! Este prêmio me rendeu momentos engraçados no aeroporto na volta pra casa, pois não quis despachar...imagine a cena: eu sendo indagada no raio x, sobre o que era o equipamento suspeito, e eu tendo que responder que tratava-se de uma...bomba! rsrsrs
Então...depois desse sábado maravilhoso, ainda tive a oportunidade de conhecer em Atibaia, o show room lindo da Carpalago, onde o Lescano fez um "laguinho" de 160 mil litros. A temática do local é a de um jardim japonês. Nesta fotos ainda não está finalizado, faltam algumas plantas e detalhes, mas já está lindo!

Fotos: Fernanda Lami

Cascata do lago na Carpalago em Atibaia SP
Lago com 160 mil litros


Jardim japonês
Detalhe do Matsu (pinheiro negro)

Eiti na primeira parte do curso

17 de março de 2012

VÍDEO - Aquário Okinawa Churaumi no Japão

Imagens de encher os olhos! A preservação de muitas espécies ocorre desta forma. :)




2 de março de 2012

Planta para Lagos > Papiro Anão

Papiro Anão - Cyperus isocladus
Detalhe das folhas e flores.

Acho o papiro anão muito bonito (difícil eu achar uma planta feia :) ) e de fácil cultivo. Suas raízes necessitam de umidade constante. Os papiros anões desenvolvem-se muito bem em lagos com iluminação solar constante, mas também toleram meia sombra. Aconselho para o plantio utilizar vasos de 30 a 40 cm de diâmetro (tipo bacia, com largura maior que a altura) onde ficam lindos e bem cheios.

Pertecem à família Cyperaceae, têm origem africana e alcançam até 90 cm de altura.

As variedades de espécies de papiros eram consideradas sagradas pelos egípcios. Suas folhas que são hastes finas com pequenas flores, lembram o sol, divindade máxima dos antigos egípcios.  

Fotos: Célio Maeda e Tio Ayres, fórum A Era De Aquários (www.aquahobby.com)